Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Expressão da Dor- Músculos da face

A dor é uma emoção expressiva na face. Formados pelos elementos da Unidade de Ação (AUs) 4D+ 6D+9D a dor é característica por desconforto em alguma parte do corpo que dependente do grau, é manifestado da mesma forma na face.



A principal característica da dor intensa formados pelos elementos da Unidade de Ação e da contração dos seguintes músculos da face.

ORBICULAR OCULAR: Conhecido também como Orbicular do Olho. A contração desse músculo é o principal sintoma de que a pessoa está a sentir dor intensa. Quando a dor somente for a pequeno grau, a contração do Orbicular Ocular é pouco contraído, quase que imperceptível. É notado dores em pequenos graus pela contração das rugas da testa, manifestando certo desconforto.
ELEVADOR DO LÁBIO SUPERIOR: A contração desse músculo também para dar a conotação de dor intensa. Comumente conhecido, os seres humanos contraem esse músculo ao sentir a emoção de Nojo. Na dor, não da conotação exatamente que a pessoa está a sentir Nojo. A contração do Elevador do Lábio Superior é de certa forma inconscientemente contraído para tapar os canais olfativos para bloquear algum cheio desagradável por desconforto. Acontecendo a mesma coisa durante a dor. A pessoa não está a sentir exatamente Nojo, mas sim, um certo desconforto evidente com a dor intensa que está a sentir.


Nesta fotografia a mulher está a sentir uma dor um pouco menos intensa da do homem acima.
Orbicular Ocular, um pouco menos contraído. Elevador do Lábio Superior Contraído em desconforto. E o elemento da Unidade de Ação 21C MEDO está pouco contraído (levemente repuxão dos músculos do pescoço). Assim como na emoção da contração do Elevador do Lábio Superior contraído para demonstrar não exatamente a emoção de Nojo, mas desconforto acontece a mesma coisa com a emoção de Medo vista no repuxão levemente dos músculos do pescoço, manifestando também o desconforto com a atividade da dor.

Enrugamento da testa formando sulcos podem ser também sinais de que a pessoa está a sentir dor. Não tão intensa como na contração do Orbicular do Olho e da Porção Palpebral. O enrugamento na testa pode indicar também que a pessoa está a sentir desconforto e mal estar.

Bruno S. da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Expressões Faciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário