Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

GRIPE OU RESFRIADO

CONFUSÃO INTERIOR
DESPREPARO PARA LIDAR COM AS MUDANÇAS
FALTA DE CONFIANÇA NO NOVO



A rigor não existe na medicina uma doença chamada gripe. Esse termo é comum para designar um resfriado. O resfriado é um processo infeccioso das vias aéreas respiratórias superiores causado pelo vírus "influenza". Esse vírus não se restringe ao nariz, difunde-se por toda a circulação, provocando cansaço, indisposição e fadiga muscular.
Os casos de gripe geralmente ocorrem durante algum tipo de mudança. Podem não ser transformações significativas, basta ser uma situação inusitada, em que você se atrapalha para adaptar-se a nova dinâmica, ou ainda a simples perspectiva de mudança que o deixa amedrontado.

A maior agravante nessas situações é o apego ao passado.
Isso impede que a pessoa se dedique ao novo, permanecendo ligada às atividades corriqueiras. Esse procedimento é desgastante para o físico e o mental, causando uma baixa resistência, e conseqüentemente torna-o vulnerável ao contágio da gripe.

Quando a gripe se instala em seu organismo, demonstra que você está atravessando ou acabou de passar por um período de muita confusão interior. Esse estado é um somatório de pequenas coisas com as quais você não tem habilidade para lidar. Acaba por atropelar-se, querendo resolver tudo ao mesmo tempo. Não consegue manter uma dinâmica coerente com sua capacidade, extrapola os limites e fica estressado.

Somados a isso tudo, existem também os palpites e as especulações dos outros, que atrapalham ainda mais, porque você se deixa afetar por insinuações negativas acerca de algo que já é difícil para ser resolvido, aumentando ainda mais sua confusão interior. As pessoas "gripáveis" ou constantemente afetadas pelo vírus da gripe são as que se contagiam facilmente com a negatividade alheia, gerando uma atmosfera de pessimismo e derrotismo. Seu despreparo e falta de habilidade em lidar com a situação é que as tornam vulneráveis aos outros e, conseqüentemente, ao contágio do vírus.

A gripe surge como a expressão do desejo inconsciente de fuga, é um álibi perfeito para você se afastar das situações desagradáveis e conflitantes do cotidiano. A enfermidade requer repouso. Ê a pausa de que você precisa mas não se permite dar. Até o apetite é acentuadamente reduzido, demonstrando sua dificuldade em aceitar os novos episódios da vida. No íntimo, você já está "cansado de tudo", não quer mais nada, só um tempo para a sua "cabeça" e para se refazer física e emocionalmente.

Só assim para você se dedicar mais a si mesmo. De outra forma, não descansaria enquanto não estivesse tudo na mais perfeita ordem. É de praxe cuidar de tudo e de todos menos de si mesmo. Agora é sua vez. Mesmo querendo fazer muitas coisas, seu corpo não tem mais energia, exige repouso.

Não espere chegar a esse ponto para atender às solicitações do corpo. Respeite seus limites físicos e mentais. Saiba se desprender do velho e abraçar o novo, confiante de que será bem-sucedido.

Além dos casos individuais de gripe, existem fases em que ela se torna coletiva. Obviamente o contágio e os fatores climáticos favorecem a epidemia, no entanto não se pode negar os fatores internos de cada pessoa, haja vista existirem nessa mesma época crises que afetam a sociedade desencadeando o mecanismo interior, que determina a vulnerabilidade metafísica para a gripe. Trata-se de períodos em que o negativismo social torna-se contagiante. Isso ocorre em face de alguma transição social, política ou econômica, que provoca a instabilidade e, conseqüentemente, uma série de dúvidas, medos e incertezas na população.

Os sintomas da gripe, como espirro, tosse, etc., apontam mais elementos sobre o estado interno. Convém você consultá-los para compreender ainda mais os conflitos emocionais que causaram essa moléstia.


Metafísica da Saúde Vol. 1

29 comentários:

  1. Interessante esta explicação veio de encontro com as situações que meu paciente esta passando. Diante do novo das mudanças sempre fica gripado

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olhe só que coisa, ontem, antes de ler essa matéria, eu tuitei: "talvez meu maior defeito e minha maior qualidade seja que eu seja saudosista." Aí essa noite eu tive uma noite turbulenta, com sonhos densos com muitíssimas pessoas do passado, até do meu passado mais remoto. Acordei com a garganta e os olhos meio doloridos e tosse.
    O lado bom é que agora está mais do que confirmado que é apego ao passado mesmo. Eu realmente estou na fase de mais mudanças na minha vida. Muitas coisas novas e boas acontecendo e eu querendo mudar e um sentimento de coisas inacabadas que é preciso abandonar.
    Calma corpinho! Vamos dar um jeito! 2017, ano novo, ciclo novo, planeta regente novo e eu quero mudança! :D

    ResponderExcluir
  4. Fiquei impressionada por que após um sonho horrível acordei com tremores e logo veio um enorme resfriado e muita gente. Faz sentido essa matéria. Mas alerta nem todo caso é o mesmo, se muita tosse falta de ar e febre alta procurar um médico imediatamente.

    ResponderExcluir
  5. estou em uma fase de transição e a tempos nao ficava 'gripado' como se trata de uma mudança de trabalho , contexto emocional, etc... valeu pela explicação foi muito util...

    ResponderExcluir
  6. Profunda identificação...meu marido e eu....cada um vivenciando suas enormes dificuldades...resfriado que não sara...mais de 30 dias....Com certeza é hora de alterar a rota já vivenciada! Grata!

    ResponderExcluir
  7. E qual explicação se dá para um bebê resfriado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já foi dito, há os fatores externos de clima, poluição e contágio. Mas nesse caso, o bebê é ainda muito frágil, devendo ter a atenção dos pais, que por outro lado passam seu estresse para o bebê, através da energia que passam. Nesse caso é mais uma prova, uma chamada de atenção para os pais, do que propriamente para o bebê.

      Excluir
  8. Como pode né,? Que coisa interessante o nosso organismo.
    Vim.pesquisar aqui e, tô passando por quase tudo isso. E estou gripada.
    Na verdade, gripe hoje " do nada" estava bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique criando teorias, existem muitos fatores que alguém fica gripada, mas claro que básica resistência pode sim ser causada por desarmonia. Cheguei aqui por perceber coincidências de todo início de ano..

      Excluir
  9. Meu Deus, eu nunca parei pra pensar nisso, eu gripo com muita facilidade e tudo que li tem muito a ver comigo.

    ResponderExcluir
  10. Estou gripada há 3 dias, logo após uma visita inesperada e que mexeu com meu emocional, pois não estou acostumada com visitas e liguei uma coisa a outra, pois já aconteceram mais vezes isso: Alguma pessoa aparece (ou reaparece) de repente na minha vida e é como se eu me sentisse invadida, vulnerável... Já percebi que é em relação ao meu território, minha casa... Depois fico gripada. Resolvi confirmar e achei esse maravilhoso Blog. Agora vou me cuidar mais interiormente. Incrível, mas é fato! Gripe emocional! Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Grata pelas explicações,sabendo as causas emocionais adquirimos consciência de como buscar a cura

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Fantástico!

    Coloquei o título no Google se gripe tinha fator emocional, me apareceu essa matéria.
    Estou em um conflito pessoal, um serviço desgastante, coisas que nunca parecem que vão resolver.
    Fui dormir legal sabado e cheguei no trabalho gripado,não dou descanso ao meu ser e me cobro muito em tudo.

    Parabéns pela matéria,obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Sou mãe de primeira viagem de um bebê de 3 meses e mudei de casa tbm... alteração total e profunda da minha rotina e do meu Ser.
    Há muito tempo não gripava, mas ontem ela me pegou!
    Fez muito sentido para mim a matéria.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  16. Nossa impressionante assim que me sinto .... preciso de um tempo para me organizar ... refazer ...muitas situações que não consigo lidar ...e a facilidade de ser atingida pela negatividade .... vivo gripada

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso parabéns pela explicação clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  18. Estou aqui para vos falar de um remédio natural que é
    que lhe faz pensar porque é que o seu médico não lhe disse
    sobre isso. Então, por outro lado, é bastante óbvio
    porque é que o seu médico não o fez, porque essa não é a sua função, é
    isso? Mas, a sério, promete-me que não vais ficar muito zangado
    com o seu profissional de saúde, não é realmente a sua
    falha. Eles só podem praticar o que lhes é dito
    Quando a sua saúde está em risco, não há tempo para o Tom
    tolice, tem de se chegar à causa e cortar
    no início. Por isso, tem sofrido de gota dolorosa
    ataques? Bem, permita-me que lhe dê um novo
    perspectiva sobre a solução para as pragas que em tempos vos causei no vosso sapato até o meu amigo universitário me apresentar ao centro de ervas Dr Itua que cura o meu hiv/herpes depois de o ter bebido durante duas semanas, como instruído, o Dr Itua é um médico de ervas de África que tem o poder natural de curar as seguintes doenças: Herpes,Hiv,Hepatite B,Fibróide,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Fatal Fatal Fator de Insónia Familiar V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Desmoplásico,Diabetes,Doença Celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral,Ataxia,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical.Asma,Alérgica
    Como o Dr. Itua me garante que todas as doenças abaixo mencionadas garantem uma cura 100% permanente para todas estas doenças, acredito tanto no Dr. Itua porque ele me ajuda a curar o meu hiv/ herpes que tem sido o meu fardo na vida, por isso prometi ao Dr. Itua que testemunharei sobre o seu trabalho online depois de me curar e é isso que estou a fazer aqui, por isso, por favor, se sofre destas doenças não hesite em escrever ao Dr. Itua Herbal Center por e-mail: drituaherbalcenter@gmail.com ou fale com ele sobre o quesapp: +2348149277967.

    ResponderExcluir