Translate

Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

NÁUSEA E VÔMITO

RESISTÊNCIA E RECUSA ÀS SITUAÇÕES



Náusea é uma sensação de desconforto na região digestiva, provocada pela aversão a alguns alimentos. É conhecida popularmente como enjôo.

Suas causas metafísicas estão associadas ao medo de vivenciar alguma situação a qual rejeita. A recusa em aceitar o que está por vir pode provocar o mal-estar estomacal.

Quem sente náusea durante uma viagem aérea possui personalidade de apego à realidade, pode-se dizer que é muito "pé-no-chão". Quando se vê diante da sensação de voar, faz uma associação inconsciente de perder o controle da vida e das situações ao redor.

No tocante ao enjôo durante a gravidez, esse estado é provocado pela alteração orgânica e hormonal.
Metafisicamente, as náuseas expressam os medos e inseguranças sobre a maternidade. Não se pode dizer que a mulher esteja rejeitando o filho, mas sim que procura rechaçar algumas crenças e receios acerca do que é ser mãe e o que essa experiência vai exigir dela.

O vômito é o ponto máximo da náusea, é quando o estômago expele aquilo que foi ingerido. Esse ato retrata a violenta rejeição das impressões indesejáveis, as quais nos recusamos a assimilar por medo de novas situações. Por isso, vomitar é não aceitar algo.

O vômito pode ser causado pela própria saliva, e esse estado pode ocorrer pela manhã. Assim que levantamos, a densidade e o gosto ruim na boca podem provocar o vômito. Isso ocorre no início de um dia em que vamos fazer algo para o qual não nos sentimos preparados. O fato é que não aceitamos o risco de ser malsucedidos em uma função ou exigimos muito de nós.

Por isso, sentir medo quando se vai ser submetido a uma avaliação representa ser muito exigente para consigo, tentando a todo custo sustentar uma imagem criada para si. Sente-se ameaçado por ter sido colocado à prova aquilo que sempre quis manter como ideal, quem sabe um título de exímio profissional, de inteligente, de ser o melhor.

O medo mantém a pessoa limitada, uma vez que não admite correr nenhum risco. Ele leva as pessoas a recusar qualquer possibilidade de viver novas experiências e adquirir novas conquistas.


Metafísica da saúde Vol.1

7 comentários:

  1. Muito enriquecedor o estudo sobre causas emocionais do vômito e da náusea. Parabéns Marcia. Gostei muito. Assim.: MAFALDA.

    ResponderExcluir
  2. Tenho náusea constante,faz um ano que sofro com isso,já vários exames e os médicos não acharam nada além de uma gastroenterite crônica lrve,não sei o que faço!algu alguém para me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. EU FEBRE MUITO VOMITO E FEBRE HOSPITAL MAS SEM HOSPUTAL MAS AJUIDAR MAE ENTEDE MAS ELAS ENTENDE EU VOMITO DIAS 6

    ResponderExcluir
  4. Sinto náuseas por causa da depressão e daí me alimento mal. Que fazer?

    ResponderExcluir
  5. Porque vómito quando estou a rir de mais???

    ResponderExcluir
  6. Esse texto trouxe sentido pra mim.. Obrigada.

    ResponderExcluir