Translate

Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

DENTES - CÁRIE - CANAL - GENGIVA




DENTES
DECISÃO, VITALIDADE E FORÇA AGRESSIVA.


O primeiro passo no processo digestivo é a trituração da comida, que ocorre na boca, função esta desempenhada pelos dentes, que através da mastigação preparam os alimentos, dando início à digestão.

Na mastigação, os dentes selecionam os alimentos para triturar, e esse ato mecânico está associado à capacidade de seleção das idéias para posterior decisão. A primeira medida a ser tomada antes de qualquer ação é a escolha. Os dentes representam a disposição para defender nosso ponto de vista e enfrentar as situações da vida. Para tanto se faz necessária uma certa vitalidade. O termo "agarrar com unhas e dentes" demonstra a disposição em usar a vitalidade, força e agressividade para conseguir um intento.

A grande consistência da dentina e do esmalte do dente é um referencial orgânico de firmeza e força que nos impulsiona a agir com garra e determinação. A dentição ajuda-nos a ser destemidos para desbravar nosso espaço no mundo e conquistar respeito e consideração.

O bom uso do poder de escolha e a movimentação das virtudes são fatores determinantes para a saúde dos dentes.
A pessoa que tem os dentes ruins demonstra sua dificuldade de decidir, de se impor dentro de uma situação e mostrar sua agressividade. Possui baixa vitalidade e dificuldade de enfrentar e conquistar seu espaço na vida.

As crianças com problemas nos dentes apresentam dificuldade em se relacionar e conquistar sua independência.
Cada grupo de dentes representa um fator específico de nossa constituição emocional.
A dentição da parte superior refere-se aos conteúdos inatos, à consistência do ser, ao caráter e as crenças mais profundas. Os dentes localizados na parte inferior relacionam-se à personalidade, à conduta e ao comportamento.

Em suma, a parte superior da boca demonstra o que somos, ou seja, é a nossa verdade interior, e os dentes inferiores referem-se ao que nos tornamos.
Os dentes anteriores (caninos e incisivos) manifestam a força impulsiva, a maneira arrojada e desembaraçada de se expressar. A dentição posterior (pré-molares e molares) reflete a persistência e a tenacidade. Resumidamente, os dentes da frente, agressividade; os dentes de trás, motivação.



CÁRIE DENTÁRIA
INDECISÃO
PERDA DA SOLIDEZ INTERIOR

A cárie dentária consiste na destruição crônica dos tecidos calcificados, que se inicia na superfície do dente mediante descalcificação do componente mineral do esmalte. A invasão pelas bactérias leva à destruição do esmalte e da dentina, com formação de cavidades nos dentes.

Os ácidos que iniciam o processo da cárie são formados pela ação dos microorganismos chamados lactobacilos sobre os resíduos alimentares, principalmente os carboidratos fermentáveis contidos em doces, açúcares, bolachas, macarrão, arroz e até leite. Dez minutos após a ingestão de carboidratos, os lactobacilos já estão produzindo o ácido que atacará o esmalte.

Vimos anteriormente que os problemas ocasionados nos dentes estão associados a fatores que envolvem a capacidade de decisão e ação. No tocante à cárie, a pessoa sente-se confusa e insegura para se posicionar.
Geralmente passa a viver em função dos outros ou sujeita a alguma espécie de domínio, comprometendo a solidez interior. Sua diretriz de vida pode estar sendo alterada de forma aleatória, sem que a pessoa esteja conduzindo as mudanças.

Quando nos tornamos incapazes de analisar as idéias com nossos princípios internos que nos levam a tomar as decisões, vamos perdendo a solidez deles. Em conseqüência disso, os dentes se tornam vulneráveis aos agentes causadores da cárie, que vão se formando e invadindo a dentição da mesma forma que as idéias invadem nossos princípios.

A desmineralização dentária causada pela cárie representa bem a perda da solidez interna. Quando esta atinge o canal do dente, representa que a pessoa não consegue mais manter seus princípios. Esses são completamente invadidos pelas crenças dos outros, que estão sendo introjetadas em sua alma.


CANAL
ÍNDOLE, SENSO MORAL E FAMILIAR

Representa os valores essenciais do ser, que norteiam as diretrizes de atuação na vida.
Quando a desmineração dentária causada pela cárie atinge o canal, isso representa que a pessoa não está conseguindo manter seus objetivos e tem sido profundamente abalada pelos episódios da vida.

No caso da inflamação do canal dentário, isso demonstra o quanto os acontecimentos afetaram a pessoa, a ponto de ela questionar seus valores e não conseguir manter um posicionamento adequado diante da situação que deu origem a esse problema.


MAXILAR
DOSAGEM DA FORÇA AGRESSIVA

O maxilar tem a função de controlar a mastigação e está associado à maneira como dosamos e articulamos a agressividade. Existem pessoas que travam seu maxilar de tal forma a não conseguir abrir a boca. Nesse caso podemos avaliar a proporção da raiva reprimida, chegando ao ponto de não permitir o uso dos dentes num processo imprescindível à vida. Outros chegam a deslocar o maxilar, tamanha a pressão interna. Para compreendermos esse fato, podemos observar numa luta de boxe a importância do maxilar: basta atingir um soco certeiro para levar o adversário a nocaute, pois este perde completamente o sentido de direção e canalização de sua raiva contra o adversário. Assim a pessoa que desloca seu maxilar, possui tanta raiva reprimida que perde o controle e se desorienta na maneira de conduzir sua vida.



GENGIVA
FIRMEZA NAS DECISÕES

A gengiva forma um revestimento da parte óssea do maxilar e dos dentes.
Sua relação metafísica está ligada ao auto-apoio, quer dizer, não se deixar contaminar pelas opiniões alheias, acreditar que sua decisão é a mais acertada e não se deixar levar pelas indagações dos outros.

A gengiva frágil ou demasiadamente sensível representa insegurança e falta de confiança em si próprio.
O sangramento na gengiva ocorre nas pessoas que se perdem na segurança interior, que se atrapalham quando precisam defender seus pontos de vista.
Gengivite é uma inflamação da gengiva que provoca a perda dos contornos normais, formando bolsas na gengiva e causando sangramento.

Esse estado representa a frustração da pessoa por não conseguir sustentar as decisões nem se manter firme em seus propósitos. Em decorrência disso surge uma exaltação interior. E um estado de irritabilidade que provoca incertezas acerca do modo de pensar, perda da autoconfiança e distanciamento de seus princípios.


Livro: Metafísica da Saúde

8 comentários:

  1. Ótimo post, eu não sabia que a cárie dentária significa indecisão e insegurança. Agora que eu já sei o que ela significa vou poder superar esse problema

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar estas informações, foram muito úteis para mim em meu processo de autoconhecimento. Sugiro aos leitores do seu blog que procurem sobre a técnica da EFT - André Lima, vou aplicar no meu caso para o sagramento na gengiva. Agradecido. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. oi boa noite, eu estou com problema na gengiva, sentindo ela dolorida, muita dor. Qual o medicamento que vc me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elivan..O melhor remédio é o fio dental..e após passar e escovar bem os dentes bochechar água oxigenada(própria para bochecho)siga as instruções no rótulo..espero melhoras..

      Excluir
    2. Elivan..O melhor remédio é o fio dental..e após passar e escovar bem os dentes bochechar água oxigenada(própria para bochecho)siga as instruções no rótulo..espero melhoras..

      Excluir
    3. Shay, cuidado com a água oxigenada, pois ela vai queimar as gengivas. Também usei o método indicado por vc, meses ou anos a fio, e houve uma retração violenta das minhas gengivas, deixando partes das raízes dos dentes expostas!!!! Aí tive que correr atrás das restaurações!!!!

      Excluir