Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ANEMIA


Falta de ânimo e vitalidade.





Embora o termo anemia seja muito usado, não se trata de uma única condição orgânica, mas sim de várias alterações que comprometem a qualidade do sangue, reduzindo sua capacidade de fornecer oxigênio aos tecidos do corpo.
Dentre as principais causas das alterações no teor sanguíneo encontramos a deficiência na produção ou o excesso de destruição dos glóbulos vermelhos; redução da concentração da hemoglobina no sangue; falta de ferro; perda hemorrágica, etc.

Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte do oxigênio, que representa uma espécie de matéria-prima para a produção da energia vital. Com vitalidade, temos disposição para agir, motivação para realizar as tarefas cotidianas com prazer e alegria.
Apesar da saúde do corpo influenciar positivamente no lado emocional, para ser saudável é necessário ter uma boa lição interna; assumir a vida e manter acesa a chama do viver propor-se a fazer o que for necessário para conquistar uma vida melhor.

De modo geral, as condições físicas refletem o estado de espírito, e essa é a fonte que nutre os tecidos orgânicos. Sendo o sangue o principal agente da vitalidade, o teor sanguíneo é determinado pelo ânimo da pessoa. Uma pessoa animada tem disposição para realizar seus objetivos, conseqüentemente, o corpo responde com saúde, mantendo o vigor necessário para o bem-viver.
O desânimo, por sua vez, impede a vertente interior. Quando a pessoa não está integrada a si, ela não emana as energias que promovem o vigor físico.

Metafisicamente, o anêmico não cultiva a chama de vida repousa em si mesmo. Ele não toma posse da sua vida, nem se assume como pessoa. Por não se assumir, não se sente condições de controlar a situação e ser bem-sucedido naquilo que almeja. Em vez de mobilizar seus próprios recursos para alcançar seus objetivos, busca nos outros o referencial para sua motivação e bem-estar.


O anêmico não acredita que poderá transpor os desafios de sua vida por si só; sempre procura alguém que o motive para cumprirem juntos a trajetória que é somente dele.
Enquanto houver um referencial de sustentação do seu humor, consegue manter-se bem; no entanto, quando se depara com as frustrações, mergulha no mais profundo abandono de si, podendo até desencadear processos depressivos, ansiosos, perda de libido, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória debilitada.

A manifestação da doença reduz acentuadamente o vigor físico, porém, o desânimo é um traço marcante do anêmico. Essa condição interna representa a principal causa metafísica da anemia.

O anêmico é uma pessoa indisposta, falta-lhe garra e vontade de viver. Sua vitalidade é diminuída, pois seu fluxo pela vida é menor: não sente prazer e alegria naquilo que faz.
Geralmente, a pessoa que sofre de anemia vive "aérea", não se envolve profundamente com as situações a sua volta. Afinal, sua vontade de viver não é suficiente para assumir sua própria vida; caso o fizesse, teria prazer e motivação pessoal.

A falta de segurança em si mesma provoca o medo da vida; isso leva a pessoa a se apoiar nos outros, gerando a dependência.

O que falta para essas pessoas somente elas podem se proporcionar. É necessário tomar posse de si e reconhecer seu próprio potencial; parar de solicitar tanto dos outros, dar mais de si naquilo que fazem. Sair da dependência; ter maturidade para resolver seus próprios problemas.

Essa reformulação interna resulta em saúde no corpo e realização pessoal na vida.



Metafísica da Saúde Vol. 2



5 comentários:

  1. Não seria o contrário? A anemia que causa indisposição, falta de vitalidade e desânimo? Porque minha mãe era uma pessoa muito independente e conseguiu as coisas na vida sozinha mas tinha uma anemia incurável...mesmo assim, tinha muita vontade de viver mas quando a anemia ficava muito séria a indisposição tomava conta dela e ela tinha que fazer transfusões e tratamentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anemia não é a doença, mas sim um sintoma causado por ela. Com efeito, todas as doenças têm uma causa emocional e mental.

      Excluir
    2. NÃO concordo com mtas coisas acima...

      Excluir
  2. Interessante. Tenho um irmão que está bem de vida financeira..mas ao vê-lo qdo teve anemia , e se tratou fisicamente com remédio mas a cura vem de viver o propósito, ser pleno e fazer o melhor de si. lembrei dos seus dons desperdiçados.Ele realmente precisa desenvolver seus talentos. Sao recursos.muitos tem tudo o que precisam mas aparentemente apenas... os talentos e dons devem ser usados e com certeza a realização é muuuito maior..e mais saúde virá

    ResponderExcluir
  3. Olha, qum olha pra mim, nem imagina que eu apenas espero minha hora de partir. Q me entrego a assistir filmes, séries, novelas, me isolo na medida do possível pq sinceramente, de fato não tenho mai interesse de continuar vivendo faz anos. Depois de ser enganada, confiar nas pessoas e sentir a decepção de dar votos e mais votos de confiança...continuo vivendo, empurrando com a barriga de modo que não percebam que faço isso, cometendo auto-sabotagem por vezes "inconscientes" simplesmente por não ver mas sentido em lutar tanto por tudo!pra trabalhar, pra pagar contas, pra educar filhos, pra me fazer de forte, fazer papel de quem se importa com todos, mas a vdd é q simplesmente deixei de ver valor em tudo isso e na realidade, me incomodo de que se incomodem comigo e assim,faço de conta que luto, que tenho forças, mas não vejo sentido em mais nada a não ser em "partir" se é q me entende... Então, mesmo q vc veja alguém superindependente (como eu tbm pareço ser) cuidado! No fundo,no fundo, nem imaginamos da realidade de ada um e nem o q passa na cabeça de ninguém por mais q achemos conhecer. As vezes fazemos um teatro para não preocupar os que acham q nos conhecem e principalmente: pra que não nos incomodem com sermões e conselhos nos quais não sentimos valer à pena.

    ResponderExcluir