Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

BRONQUITE

DIFICULDADE DE RELACIONAR-SE COM O AMBIENTE
SENTIR-SE AGREDIDO E NÃO SABER COMO SE EXPRESSAR
TER NECESSIDADE DE CHAMAR A ATENÇÃO, ISOLAR-SE OU FAZER CHANTAGEM


A inflamação dos brônquios revela um estado emocional de desconforto e irritabilidade acerca do que se passa ao redor. Essa condição é desencadeada pela falta de habilidade em lidar com os fatores internos frente às situações.
Quem tem seus brônquios inflamados geralmente vive num ambiente tumultuado, com atritos e discussões, ou num silêncio demasiado, em que não há diálogo entre as pessoas. Ambos os casos podem causar medo de se expressar e ser tratado com estupidez ou com indiferença. Em virtude disso, algumas pessoas afetadas pela bronquite preferem se isolar e permanecer caladas; outras recorrem ao exibicionismo para chamar a atenção; existem, ainda, aquelas que se revoltam e se tornam rebeldes.
No caso de crianças, anseiam serem aceitas pelos pais. Sentem-se inadequadas e têm necessidade de aprovação. Isso faz com que fiquem o tempo todo querendo agradá-los. Como não são hábeis para se expor, exageram no comportamento, acabando por serem mal interpretadas e em muitos casos reprimidas.
Quem sofre de bronquite não expressa aquilo que sente, está sempre procurando um jeito certo para se colocar. Costuma sufocar sua essência para agradar os outros. De uma maneira ou de outra, "força a barra" para se relacionar com as pessoas e não age com naturalidade.
Existem aspectos específicos a serem considerados para os casos agudos e crônicos.
Bronquite aguda é uma inflamação da mucosa brônquica que se desenvolve durante ou após um resfriado comum ou outras infecções geralmente virais das vias aéreas superiores. Quando os brônquios se inflamam, instala-se uma tosse inicialmente seca e posteriormente muco-purulenta, com sensações ásperas na parte superior do peito e, ocasionalmente, falta de ar e chiado no peito.

A característica básica da postura interna que somatiza a bronquite aguda corresponde a uma fase que a família está atravessando. Nesse período, a pessoa fica abalada com a situação, sentindo-se agredida pelo que está acontecendo. Trata-se de uma situação nova em sua vida, que, por não saber lidar bem com ela, se torna confusa. Vejamos alguns exemplos que podem desencadear esse quadro em você: o processo de separação dos pais, a presença de alguém que vem morar em sua casa e passa a ser o centro das atenções, comprometendo a harmonia do ambiente.
Raramente a problemática está relacionada com o ambiente de trabalho, porém em alguns casos é nesse campo que repousa a confusão interior. Assim sendo, os acontecimentos que provocam a manifestação da bronquite aguda podem ser: uma ameaça de ser mandado embora, um risco de falência da empresa ou, ainda, a contratação de alguém para trabalhar em seu departamento que, de certa forma, representa uma ameaça ao seu emprego ou à harmonia do ambiente de trabalho.
À medida que se resgata a ordem interior e se conquista a harmonia no ambiente, a manifestação da bronquite aguda deixa de existir.
Sobre os sintomas da bronquite aguda, convém salientar que a aspereza da relação entre as pessoas de seu meio se manifesta na forma de sensações ásperas na parte superior do peito. A tosse demonstra que existe algo profundamente arraigado a ser expresso. Na medida em que a pessoa se propõe a falar a respeito, isso gera condições metafísicas para suavizar os sintomas.
Bronquite crônica é uma inflamação brônquica de longa duração, com tosse persistente e expectoração durante pelo menos três meses consecutivos.
Os casos crônicos estão relacionados com a persistência na problemática interior que foi apresentada anteriormente. Melhor dizendo, criaram-se vícios de comportamento, e a pessoa insiste em agir de maneira indevida. Ela não consegue resolver sua dificuldade de lidar com o ambiente. Freqüentemente depara com estupidez ou indiferença e ainda não sabe como se posicionar. Mesmo assim, não desiste de ser considerada pelos outros ou de ser o centro das atenções.
Será que adianta insistir nisso? Que tal desistir? É isso mesmo! Deixar todo mundo de lado e se ocupar mais com você mesmo, dar mais importância a suas próprias coisas. A sugestão é que você dê mais atenção a si do que aos outros.
A autovalorização e o amor-próprio são fatores determinantes para se obter o reequilíbrio interior.
Dê mais importância ao que você sente do que ao que os outros podem falar ou pensar a seu respeito. Apóie-se, para não depender da aprovação de ninguém. Não é se anulando que isso o fará integrar-se ao ambiente. Valorize seu jeito de ser. Seja a todo instante, e cada vez mais, você mesmo.


Metafísica da Saúde Vol. 1


20 comentários:

  1. Exatamente como sou...Impressionante! O.O'

    ResponderExcluir
  2. To chocada com qto bateu! Como faz pra resolver? Hipnose ajuda? Ja leio opcoes ha 30 anos, tentei exercicios de respiracao e nada! Minha essencia tem mta raiva e grosseria, como viver em sociedade assim? Ascendente em escorpiao =( Jogo todos os orgulhos feridos das pessoas na cara delas na primeira brincadeirinha, msmo se estiver ate hospedada na casa dela... nao tem como nao qrer se reprimir com uma essencia dessas ='(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reflexologia se vc fizer nunca mais vai querer parar é fantastico o resultado !!!

      Excluir
    2. Nossa adorei sua coragem e sinceridade em assumir se assim!! Congratulações!!!

      Excluir
  3. desenvolvi esta doença após a perda da minha mãe, separação, e problema grave de saúde com meus dois filhos desde então qualquer susto tenho crise, mas acredito que esta matéria vá me ajudar! muito obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas suas crises você sente angústia? Sensação que vai ter um ataque, fui diagnosticada com bronquite mais sinto essas coisas que citei 😭

      Excluir
    2. Nas suas crises você sente angústia? Sensação que vai ter um ataque, fui diagnosticada com bronquite mais sinto essas coisas que citei 😭

      Excluir
  4. realmente... Mas como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Microfisioterapia! entra no youtube e dá uma busca.... vc vai encontrar vários vídeos explicatvos!

      Excluir
  5. IMPRESSIONANTE ..., É ISTO REALMENTE QUE OCORRE COMIGO.

    ResponderExcluir
  6. Muita grata, por esse Artigo! Vou me cuidar!

    ResponderExcluir
  7. Cada visita ao seu blog eu me surpreendo mais de como os males sentimentais se transformam em males do corpo. A gente fala sobre bronquite no nosso website mas a cada vez que venho aqui, vejo algo que não falamos lá ainda.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! me dá crises sempre que fico abalada com alguma coisa
    Mas especialmente algo que me causa raiva.
    Obrigada por essa matéria.
    Vou observar melhor as coisas a minha volta e tentar me posicionar de outra forma .
    Fabiana Cantidio

    ResponderExcluir
  9. Nossa incrível que enquanto eu estava "meditando e me afastando dos problemas" a tosse amenizava, quando eu enfrentava e lembrava dos problemas de frente me deu crise de tosse, sinto que além dos fatores ambientais (ar seco e etc) tem sim influência emocional, não me sinto como se eu quisesse ser o centro das atenções, mas ver, sentir, crer que não existem problemas a solucionar, faziam anos que eu não tinha este tipo de tosse, pelo menos que eu me lembre, tá aí! Já sei que pra eu melhorar vou ter que me afastar um pouco do que eu chamo de problemas.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir