Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de março de 2014

DENTES

Os dentes possuem uma consistência dura e eles estão fixados nos maxilares. Sua principal função é mastigar os alimentos. A dentição permanente no adulto é composta por 32 dentes.

No âmbito da Metafísica da Saúde eles representam a nossa firmeza, determinação e capacidade para tomar decisões, a segurança na hora de agir, a certeza do que se deve fazer, sem importar-se tanto com os reflexos das próprias ações e/ou com as opiniões alheias.

A saúde dentária reflete a capacidade de nos impormos no meio exteriorizando aquilo que é próprio de nós, com entusiasmo e determinação. Isso significa expor-se de forma ostensiva, sem ofender ninguém, conquistando espaço no meio e preservando os nossos pontos de vistas.

Cárie
Quando os ácidos produzidos pela fermentação dos resíduos alimentares e a consequente proliferação de bactérias perfuram o esmalte (parte externa e mais dura dos dentes), provocando as cáries, significa, metafisicamente, o enfraquecimento da nossa capacidade de nos impormos perante os outros, de ser pontual e objetivo nas nossas ações.

Canal
O canal dentário representa na Metafísica da Saúde as crenças que norteiam as nossas decisões, compondo o senso de “certo e errado”. Quando a perfuração das cáries afetam o canal dentário, provoca intensa dor, exigindo imediato tratamento de canal e restauração do dente. Esse processo é decorrente de intensos abalos emocionais, indignação e revolta causados pelas decepções profundas que fizeram rever as convicções sobre determinadas áreas da vida de acordo com o dente afetado; conforme quadro dos dentes a seguir.
 
Quadro dos dentes e seus significados
 

 Por Valcapelli

5 comentários:

  1. Muito interessante e parece que tem tudo a ver... gostaria de saber a sua opinião, pois tive a impressão de que chorando a dor aliviaria, o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive essa experiência recentemente, uma forte dor de dente q chorei é em seguida aliviou, aconteceu seguidas vezes, acredito q é o alívio das tensões que faz com q os músculos relaxe!
      Achei interessante

      Excluir
  2. Muito interessante e parece que tem tudo a ver... gostaria de saber a sua opinião, pois tive a impressão de que chorando a dor aliviaria, o que você acha?

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito deste blog existe alguma forma de apoiar este trabalho?

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente achei um tema completamente sem pé nem cabeça. Uma cárie significa a "o enfraquecimento da nossa capacidade de nos impormos perante os outros, de ser pontual e objetivo nas nossas ações."???? No meu ponto de vista a cárie é a nossa incapacidade de boa higienizarmos perante o espelho e usarmos fio dental.

    ResponderExcluir