Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

AI, QUE DOR DE CABEÇA!



Você acha que está sozinho neste quadro, engano seu! Existe um número expressivo de pessoas, em especial mulheres, que sofrem desse mal.

Crises de cefaléia tiram o encantamento daquilo que se passa ao redor, provoca indisposição e aniquila o bom humor. Não é fácil sair de casa, trabalhar e se relacionar com dor de cabeça!

Os sintomas podem surgir basicamente nos picos das atividades metabólicas, tais como: nos ciclos menstruais; variação do padrão alimentar; ingestão de comidas fortes ou excessivamente condimentadas; ou ainda, esgotamento físico, estresse e sono irregular; ainda: cheiros fortes, claridade excessiva. Uma enorme gama de intempéries do próprio corpo ou do meio pode provocar algum tipo de dor de cabeça.

Será que é só isso? E por que acontece com você? Atribuir às condições físicas ou às do ambiente não explica porque uns sofrem tanto e outros não sentem nenhum desconforto, mesmo se expondo aos fatores de riscos ou cometendo uma série de exageros.

Segundo a Metafísica da Saúde, esses fatores são estopim dos padrões psico-emocionais. As causas metafísicas consistem na maneira como a pessoa elabora os acontecimentos; o jeito como ela interage com os outros ou com os fatos inusitados. A questão não é o que acontece, mas sim o que ela faz ou como lida com as ocorrências do meio.

Trata-se de condutas exageradas na interação com as situações existenciais; preocupações demasiadas e responsabilidades excessivas. A pessoa quer dar conta de tudo, não deixa nada escapar do seu controle; cuida de cada detalhe. Apesar de sua habilidade para tomar conta de toda situação, com elevada desenvoltura e competência, o esgotamento acumula um cansaço psíquico. Mesmo dormindo bem, não consegue descansar, a cabeça fica “pesada”, não “desliga” nem durante o repouso, parece que a noite os pensamentos se tornam mais intensos. Dorme preocupada com as dificuldades e acorda pensando em como viabilizar as possibilidades. Não consegue relaxar sequer por alguns instantes.

Para mudar esse padrão de comportamento não é de uma hora para outra. Faz-se necessário conscientizar-se dos seus limites de atuação no cenário, de que não se pode mudar todo o contexto. Procure voltar a sua atenção para si e não deslocar-se para o ambiente ou preocupar-se demasiadamente com os outros, trabalhe a aceitação.

Ao persistir nessa conduta de dar conta de tudo e deixar do jeito que julga ser adequado, demonstra certo capricho de sua parte, também pode ser considerado um traço de personalidade de uma pessoa mimada ou dominadora.

Procure resgatar a satisfação naquilo que faz, pois a maneira intensa de lidar com os eventos compromete o prazer. Não sobra espaço na mente para contemplar e se encantar com os episódios do ambiente. Descubra uma maneira de se distrair para não ficar pensando a todo instante nas situações problemas.

Atividades esportivas são recomendadas, pois ativam o corpo e ajudam a silenciar a mente. Também participar de eventos culturais favorecem o despertar dos sentimentos. Tente olhar para as pessoas e os acontecimentos não com a mente, mas com os olhos da alma, que “habita o centro do peito”. Isso minimiza a agitação mental, eleva a compreensão e evita assumir obrigações que não são atribuídas exclusivamente a si.

Pode-se dizer que essa nova postura além de minimizar, metafisicamente, os sintomas de dor de cabeça, colabora significativamente para a sua qualidade de vida. Tenha uma “boa cabeça” para ser realizado e feliz.

 
por Valcapelli, 

Um comentário:

  1. RECOMENDO Todos os artigos do Dr. Alexandre Feldman, incluindo seus ultimos dois livros e também Dr. Mario Fernando Prieto Peres;
    Eles conseguem no geral resolver esse caos que ocorre na mente ,nos desequilibrios bioquimicos dos enxaquecosos,já que das preocupações cotidianas nao podemos nos livrar .
    Não é propaganda ,é uma dica valiosa de alguem que ja sofreu bastante procurando a cura.A propósito ,não é necessário comprar os livros,basta inscrever-se no site e recebera diariamente um artigo bacana sobre enxaqueca e aos poucos já terá lido o livro todo.(ALEXANDRE FELDMAN) Google
    abraços.

    ResponderExcluir