Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Posição de dormir revela muito sobre você e seu estado de espírito

Dormir agarrado ao travesseiro: pode ser sinal de que a pessoa vive um momento que necessita de apoio e carinho e se sente insegura, segundo o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo. Abraçar o próprio corpo ao dormir ou até mesmo bicho de pelúcia também têm o mesmo significado. "Essa pessoa se sente sozinha no mundo e, mesmo tendo alguém ao seu lado, não se julga compreendido e aceito", afirma o psicólogo e mestre em linguagem corporal João Oliveira...




Barriga para cima e braços ao longo do corpo: são pessoas geralmente quietas e reservadas, que fogem da agitação e impõem a si e aos outros padrões elevados, segundo pesquisa do professor Chris Idzikowski, diretor de um centro de pesquisa sobre o sono em Londres. O psicólogo João Oliveira também acredita que se trata de alguém organizado e altamente rígido consigo mesmo. "A austeridade pode ser a sua marca

principal. Essas pessoas acabam sofrendo muito com a realidade bagunçada que têm de enfrentar todos os dias. Geralmente são muito caladas, pois temem se expor", afirma. Dormir com os pés unidos e as mãos coladas ao corpo também costuma revelar um alto grau de tensão, o que significa que a pessoa nem sempre relaxa diante das mais diversas situações do cotidiano e tende a levar a vida muito a sério, segundo o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo. "É alguém que não gosta de conflitos e tende a ser constante em suas posições".




Barriga para cima com os braços cruzados: deitar-se com o abdome para cima, com as pernas próximas umas às outras e os braços em cima do peito e cruzados são sinais de proteção, de acordo com o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo. "Quanto mais cruzados estiverem os braços, mais defensiva é a pessoa", afirma. Segundo ele, se, além disso, as mãos estiverem fechadas, é sinal de que a pessoa passa por momento de extrema tensão em sua vida.




Posição fetal: essa é a postura mais frequente entre as pessoas, adotada por 41% dos mil participantes da pesquisa sobre posições do sono e personalidade realizada pelo professor Chris Idzikowski. Segundo o estudo, a posição fetal revela pessoas que passam a impressão de serem duronas, mas sensíveis interiormente. Podem ser tímidos quando conhecem alguém, mas logo relaxam. Como sinaliza proteção, a posição também pode ser reflexo de uma preocupação com o momento em que vive ou a necessidade de ser apoiada pelos demais, segundo o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo. "Em alguns casos, a pessoa está diante de um conflito pontual e não sabe como resolver", afirma. Para o mestre em cognição e linguagem João Oliveira, além de busca por afeto, a posição revela insegurança. "As pressões do cotidiano podem gerar ansiedade e a carência de afeto leva a uma necessidade de acolhimento", afirma .

Barriga para cima e mãos entrelaçadas atrás da cabeça: a típica posição de quando se dá um cochilo em uma rede na praia também costuma ser usada na cama quando se está mais tranquilo, disposto e sem receios. As pessoas que costumam dormir assim gostam de contatos informais e de fazer amizades, têm alto nível de autoconfiança e tendência a serem folgadas, segundo o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo. "É alguém que gosta de liderar e manter o domínio sobre tudo que ocorre ao seu redor. Costuma se considerar superior do que os demais e, em alguns casos, pode ser arrogante", diz. Essa autoconfiança, segundo ele, muitas vezes leva ao desejo de ser o centro das relações e à imposição de sua vontade sobre todos. "É uma pessoa teimosa e que sabe atingir os objetivos que traça", diz Camargo.


Barriga para cima e braços abertos: segundo pesquisa do especialista em sono Chris Idzikowski, pessoas que dormem desse modo são ótimos amigos, porque estão sempre dispostos a ouvir e a oferecer ajuda. O estudo mostrou que elas geralmente não gostam de ser o centro das atenções. Para o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, a posição é frequente entre pessoas que têm facilidade de manter contatos com aqueles que estão ao seu redor, são receptivas e sabem agir com equilíbrio, mas que sentem necessidade de dominar as situações. Segundo ele, expor o abdome é sinal de confiança. "Quanto mais aberta a pessoa fica na cama, mas relaxada está, sinal de que sabe lidar com as tensões diárias e não leva preocupações para a cama", diz ele .


Cobrindo todo o corpo: pode estar fazendo quase 40 graus, mas a pessoa não consegue dormir sem estar coberta até a cabeça, levando o lençol até o próprio rosto e deixando apenas o nariz de fora? Isso é sinal de uma busca extrema por proteção, de acordo com especialistas em linguagem corporal. Segundo o psicólogo e mestre em linguagem corporal João Oliveira, trata-se de alguém que vive um misto de medo e carência em excesso na vida.





Esparramado pela cama na diagonal: sozinho ou acompanhado, é alguém que faz questão de ocupar o maior espaço possível da cama e acaba dormindo deitado na diagonal. "Quem gosta de utilizar todos os espaços possíveis da cama geralmente é extrovertido e confiante", afirma o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo. Em alguns casos, segundo ele, pode ser sinal de alguém que não tem noção de limites e sente dificuldade de respeitar o espaço dos demais.



De lado com os braços ao longo do corpo: são pessoas sociáveis, porém podem ser ingênuas e se deixarem levar facilmente, segundo pesquisa do professor Chris Idzikowski. Para o especialista em linguagem corporal João Oliveira, é uma pessoa organizada e altamente rígida consigo. Para o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, a posição mostra que a pessoa é tensa e um pouco rígida. Se houver muita tensão muscular nos braços e pernas, é sinal de dificuldade para relaxar diante dos fatos mais simples do cotidiano. "Como ela não relaxa durante a noite, a tensão do período noturno é levada para os relacionamentos cotidianos", afirma .

De lado com as mãos para frente: são pessoas abertas, mas que podem ser desconfiadas e cínicas, segundo pesquisa do especialista em sono Chris Idzikowski. O estudo mostra também que elas costumam demorar para tomar decisões mas, quando tomam, dificilmente mudam de ideia. Segundo o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, é alguém com bom controle das emoções e que sabe manter a distância entre os demais. A posição dos braços pode ser interpretada como alguém de personalidade sonhadora, que deseja alcançar algo em sua frente. Para o psicólogo João Oliveira, trata-se de uma pessoa que se coloca à frente das outras, provavelmente invadindo o espaço alheio, e não teme consequências.



De bruços com as mãos embaixo do rosto: pode significar que a pessoa está passando por um momento muito delicado em sua vida, segundo o psicólogo e mestre em cognição e linguagem João Oliveira, autor de "Saiba Quem Está à Sua Frente" (Ed. Wak). "É alguém que gostaria de expor suas verdades, mas teme que possa ser prejudicado.
O medo impera no dia a dia", afirma. Para o doutor em semiótica Rubens Kignel, autor do livro "O Corpo no Limite da Comunicação" (Ed. Summus) tendemos a dormir de barriga para baixo quando algo nos ameaça, pois, assim, protegemos nossos órgãos principais e mais vulneráveis, como o coração



De bruços com os braços abertos: relaxante e sem tensões no corpo, a posição revela que os grandes problemas diários não afetam de maneira relevante o sono dessa pessoa, segundo o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, autor de "Linguagem Corporal: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais" (Ed. Summus). "Quanto mais abertos estiverem os braços e mais relaxada a pessoa estiver, mais extrovertida ela é e maior sua facilidade de se relacionar e fazer amizades", diz. Quem dorme nessa posição, geralmente, é ousado, mas pode ser internamente nervoso e não gostar de críticas ou situações extremas, segundo pesquisa realizada pelo professor Chris Idzikowski, diretor do instituto britânico de pesquisa do sono Sleep Assessment and Advisory Service, que analisou as seis principais posições do sono e suas relações com a personalidade

Leia também:
Posições do casal


Fontes(Orlando/UOL): http://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2013/05/13/posicao-de-dormir-revela-muito-sobre-voce-e-seu-estado-de-espirito.htm#fotoNav=9

quarta-feira, 14 de maio de 2014

VOCÊ PODE CURAR SUA VIDA - LOUISE HAY




 Louise Hay nos ensina em seu livro Você pode curar sua vida como identificar o porquê de muitas doenças causadas pelos pensamentos e sentimentos negativos como medo, rejeição, não se sentir amado, críticas, mágoas, raiva, ressentimento, ansiedade, tensão, autopunição, falta de autoafirmação, inadequação, frustração, desânimo, falta de amor a si mesmo, falta de confiança na vida e em si, não se sentir realizado, sentir-se oprimido e vítima. 

Nesse vídeo ela conta sobre infância difícil e como venceu um câncer sem se operar através das práticas de meditação diárias, de estudos profundos sobre a mente e pela modificação dos pensamentos e crenças negativas. 


Louise Hay nos ensina como mudar esses padrões mentais para curar corpo e mente e nos tornar mais saudáveis e realizados. Você pode se aprofundar através desse livro e descobrir a causa provável de seu problema físico, emocional ou mental. E com um novo padrão de pensamento, moldar novas experiências e assim curar traumas, medos, inseguranças e doenças.


Você vai entender que não basta apenas pensar positivo, é preciso mudar padrões de pensamentos e comportamentos, cada pensamento precisa de emoção, é preciso sentir a vibração daquilo que se está a pensar.




segunda-feira, 12 de maio de 2014

JOANETE E CALOS NOS PÉS




O que é Joanete?

R: O joanete é a denominação popular de uma elevação (protuberância) que se forma no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé. O conjunto formado pela protuberância, pela deformidade na lateral do dedão, pelo desvio rotacional (dedão roda e fica muito encostado ao segundo dedo) e pelo desvio angular em direção ao segundo dedo é conhecido como hallus valgus.

O que causa Joanete?

R: A joanete é um trauma que a pessoa teve. Se aparecer no pé direito, pode expressar um trauma em relação ao pai, no pé esquerdo em relação a mãe. Caso não seja problema familiar de ordem paterna ou materna, o joanete indica forte desamparo que está ligado a vida , isso acontece quando a pessoa coloca os interesses dos outros a frente dos seus próprios interesses, e a joanete não desaparece, é uma marca pro resto da vida, entretanto, se a pessoa corrige sua postura ou supera o trauma o dedo que fica torto devido a presença da joanete, pode voltar ao normal.



Fonte: http://leituradospes.blogspot.com.br/2011/11/joanete.html


CALOS


Calos indicam traumas, ressentimentos e aparecem quando a pessoa esconde a energia ligada ao dedo pelo qual ele está evidente, muitas pessoas condicionam esse aparecimento do calo ao fato de utilizarem sapatos apertados, meias curtas etc. Mas essas mesmas pessoas não pensam que calos aparecem também em muitas pessoas que apenas utilizam sandálias e chinelos largos e confortáveis. Calos que aparecem, só somem quando a pessoa mudar seu posicionamento em relação aquilo que ela está escondendo. Por exemplo, se a pessoa tiver um calo no 4º dedo do pé esquerdo significa que ela pode estar escondendo o ciúmes ou pode estar deixando de expressar o que sente no lado amoroso, assim como ter sofrido um trauma que a desiludiu do amor, e como conseqüência isso pode gerar problemas de saúde na área do estômago, pois o 4º dedo está ligado ao chakra do umbigo como já foi explicado em outra oportunidade. O calo só desaparecerá se essa pessoa passar a expressar aquilo que está escondendo, ou quando ela conseguir superar o trauma. Ela precisa de trabalhar a essência ligada aquele dedo para ela se reequilibrar consigo mesma assim como evitar problemas de saúde que passam a ocorrer com a persistência dessa atitude.



domingo, 11 de maio de 2014

LEITURA DOS PÉS – Personalidade


pés
Cada dedo do pé possui um significado diferente. Descubra cada um!
Foto: Getty Images


Os dedos e seus significados



1. Confiança
2. Amor
3. Ideias e criatividade
4. Afetividade
5. Tristeza
6. Alegria
7. Desejo
8. Atividade
9. Apego
10. Medo e insegurança





Texto
Foto: Divulgação


1. Harmoniosos

Coloque uma régua na diagonal em frente ao pé. Todos os dedos tocaram nela? Então, você consegue se expressar bem e ouvir o que os outros têm a dizer.

2. Longe do chão

Dedão que não toca o solo pertence a quem tem muitos projetos para o futuro ou que tem o hábito de deixar as pessoas falando sozinhas quando o tema a desagrada.

3. Separados

Revelam alguém que decidiu viver a vida de modo independente, longe até da própria família.

4. Retraídos

Dedos em forma de garra escondem características manipuladoras de quem gosta apenas das coisas feitas do seu próprio jeito.





Foto: Divulgação


1. Ponta quadrada

Normalmente, esta característica aparece nos pés de pessoas objetivas e diretas, que não gostam de ser enroladas.


2. Escondido

Dedo do apego embaixo do dedo da atividade mostra alguém que trabalha demais, a ponto de ficar sem tempo para expressar os próprios sentimentos.

3. Desviado

Segundo dedo com a ponta inclinada em relação aos outros pode significar que a pessoa tem muita dificuldade em receber ordens.

4. Calosidade

A presença de calos está ligada a mágoas do passado. O motivo da chateação varia de acordo com o significado de cada dedo.


Dedão curto


Indica indivíduos rápidos para pensar e agir (mas com dificuldade em expressar ideias), além de uma certa dose de impaciência para ouvir os outros.






Três formatos básicos de pés



Identificamos 3 tipos de pés que são moldes básicos.

EGIPCIO








É o famoso pé em escadinha, as pessoas com esse pé tendem a ser bastante perfeccionistas, quanto mais simetria houver nessa proporção entre os dedos, mais perfeccionista essa pessoa é.



GREGO-ROMANO








Esse pé são de pessoas que tem o 2º dedo do mesmo tamanho ou até maior que o dedão, pessoas que tem este pé tendem a ter muitos desejos e sentimentos, mas é preciso saber como essa pessoa expressa esses desejos e sentimentos e com que atividade para podermos identificar alguns traços importantes.


QUADRADO








Raro no Brasil, presente de forma mais intensa em pessoas asiáticas. Note que o nome dado é "quadrado" pelo fato de todos os dedos estarem praticamente na mesma linha, portanto, apresentando uma geometria que justifica o nome. Essas pessoas tendem a explodir menos, já que as energias fluem com mais equidade.







Três personalidades básicas

Vamos falar aqui dos 3 tipos de personalidades básicas, e mostrar como cada um se diferencia.




Pois bem, os emocionais são pessoas que tendem a ter dedos mais harmônicos, valorizam a beleza e a intuição, seguindo a razão áurea com unhas grandes e evidentes. É emocional intelectual se os dedos forem grandes, e emocional prático se os dedos forem medianos a pequenos, tendem a ser intuitivas e sonhadoras, traduzem seus sentimentos em emoções. Acreditam na esperança, são pessoas que são dotadas de fé e que tendem a ser prestativas, criativas, e podem ter dificuldade em dizer não, até porque são pessoas que gostam de filtrar bem as palavras para não machucar o coração de ninguém. São pessoas que não são muito conservadoras, tem a mente aberta pra interagir com a diversidade do mundo, é por isso a sensibilidade para a arte e cultura. Entretanto, pra essa pessoa as vezes pode faltar a racionalidade de tomar decisões e a firmeza no posicionamento, é bom que se tome cuidado com isso.




Práticos tendem a ter os dedos bem pequenos, produzem idéias de forma muito veloz, acham que tem razão em tudo naquele determinado momento, tendo o pavio curto. Se a unha do dedinho for pequena ele é prático-racional, mas se tiver a unha do dedinho grande é pratico emocional. Pro prático racional além da paciência, falta estudar mais e ser mais intuitiva, é uma pessoa que se critica internamente. Assim como no caso do prático emocional que precisa ser menos imediatista, precisa estabelecer planos a médio longo prazo. É a pessoa que busca o perfeccionismo, quer transformar as idéias em realidade imediatamente. E contudo são pessoas que podem se frustrar de forma avassaladora, desiludindo da vida exatamente pela falta de planejamento, que conduz a ações que não foram devidamente planejadas que resultam em situações insatisfatórias.




Intelectuais tendem a ter dedos bem grandes, é intelectual racional aquele que tem a unha do dedinho pequena e intelectual emocional aquele que tiver a unha do dedinho grande. Pro intelectual falta a praticidade, possuem boa atuação em situações que requerem esforço repetitivo, gostam de fazer projetos a longo prazo e analisar a viabilidade dos mesmos visando o futuro, são prolixos. Contudo, tendem a ser morosos em situações que exigem jogo de cintura e por isso podem ser entendidos como pessoas lerdas, o que não é verdade. São apenas pessoas que se preocupam bastante com as consequências de cada ato que fazem e por isso demoram pra agir, planejam bastante, e diferente do prático que só visa o resultado imediato, o intelectual se preocupa com o procedimento, ou seja de que forma vai se chegar a determinado objetivo e quais são os obstáculos a serem superados e feedbacks que surgem em função disso, é um estrategista nato.

Lembrando que estes são 3 tipos básicos de personalidade, é como se fosse um esteriótipo geral, pois em cada um destes pés a muitas diferenciações e claro não haveria como retratar todos neste espaço, afinal a especificidade de cada pé impressiona, o objetivo é apenas identificar alguns traços que são semelhantes a todos.

Fonte: http://leituradospes.blogspot.com.br/



OS DEDOS DOS PÉS REVELAM SEGREDOS DO CORPO E DA NOSSA FORMA DE SER


leitura dos pes





Dedos murchos ou cheios: Os dedos murchos indicam bloqueio das emoções, vejamos um exemplo, o dedão do pé direito, que é associado à alegria, quando murcho significa apatia, dificuldade de sentir prazer, entende? Se for o dedão do pé esquerdo, o da tristeza, que está murcho, isso significa que a pessoa não está conseguindo vivenciar suas tristezas, ou seja, anda anestesiada. O contrário, dedo cheio e duro, indica vitalidade, disposição e entusiasmo.

Dedos pontiagudos: Os dedos nesse formato expressam ansiedade e tensão. Se, por exemplo, o

dedo pontiagudo for o que representa a criatividade da pessoa (ver tabela), é uma indicação de imaginação reprimida. É necessário liberar a criatividade, por em prática ideias.

Dedo de formato arredondado: Esse formato no dedo indica que indivíduo é diplomático e amigável.

Protuberância na raiz do dedão do pé (joanete): Quando a protuberância for acentuada, indica que a pessoa colocou seus próprios sonhos em segundo plano, seus desejos pessoais estão subordinados aos de outras pessoas Vamos corrigir esse defeito.

Dedo em forma de garra: Pessoa fechada e introspectiva, essa forma representa dificuldade de falar de si mesmo. Representa também as seguintes características em sua personalidade: obsessividade e controlador.



Pé Harmonioso: Quando você coloca uma régua na diagonal e todos os dedos tocam a sua borda, isso quer dizer que você é equilibrado e estável.

Dedão curto em relação aos outros dedos: Você não é capaz de expressar sentimentos com facilidade.

Dedão grande demais em relação aos outros dedos: É provável que você fale o tempo todo. Nem ao menos se preocupa com o que está dizendo, desde que possa continuar falando.

Dedo sonhador: Se o seu dedo não tem contato com o chão, isso significa que não te falta imaginação. Seu potencial para fugir da realidade é grande.
Calosidade: Os calos mostram que você guarda mágoas. As calosidades também indicam frustações em várias áreas da vida.

Dedo desviado: Qualquer dedo do pé com seu curso desviado na direção do dedinho revela pressa em chegar ao fuuro. Você quer alcançar rapidamente seu objetivo. Se o dedo inclina na direção do dedão, é sinal que você vive fazendo comparações com o passado.

Dedo de ponta quadrada: Você não se preocupa em agir com tato. Caso os outros se incomodem, azar deles. É inflexível: ou você concorda com a pessoa, ou será vencido.

 Dedo Torcido: Por algum motivo, você mudou uma atitude ou um comportamento que antes adotava. Também é sina de que está procurando um novo rumo.

Dedos Retraídos (ou capacidade para retraí-los): Você é dominador e, às vezes, manipulador.

Dedos separados: Isso leva a crer que você não tem ligação afetiva forte com a própria família, ou está tentando se distanciar da família.

Dedo escondido: Um dedo escondido por baixo de outro significa que você encobre emoções. Mesmo apaixonado tem dificuldade de expressar o seu sentimento.

Dedo grande demais em relação aos outros: Esse dedo maior mostra que você se desenvolveu mais numa certa área. Se é o dedo do desejo de da vontade que supera o tamanho dos outros, fica claro que é determinado para conseguir o que quer. Se é por exemplo o dedo da tristeza está acentuado, pode ter uma tendência à melancolia.




terça-feira, 6 de maio de 2014

TODA DÚVIDA É UM SENTIMENTO DE DÍVIDA!


Todos nós temos que fazer escolhas o tempo todo. Desde as coisas mais simples do dia a dia, como escolher que roupa vestir para aquele dia de trabalho, ou qual é o melhor caminho a tomar com o seu carro para chegar a algum destino, ou o que comer na hora do almoço, ou se deve gastar ou não o seu dinheiro de uma determinada maneira, seja comprando uma roupa nova, viajando no feriado ou adquirindo algum item tecnológico de última geração, até as grandes escolhas como qual carreira seguir ou com quem se casar. Pequenas e grandes decisões precisam ser tomadas a toda hora, são respostas às exigências da vida que, aos poucos, vão construindo a nossa felicidade ou a nossa infelicidade. E questionar é fundamental para que se reavalie sempre o melhor caminho a seguir.

 Porém, a maioria das pessoas, por medo de errar, por insegurança, prefere seguir repetindo modelos de conduta que aprenderam desde crianças, sem questionamento, de modo condicionado, até perceberem um dia que viveram no automatismo e que não suportam mais aquela rotina entediante. Portanto, as dúvidas são desafios ao autoconhecimento e fazem parte do nosso processo evolutivo.

 Cada escolha feita nos conduz à liberdade de sermos nós mesmos ou à escravidão psicológica aos antigos modelos comportamentais ensinados pelos nossos pais, especialmente quando o que nos foi ensinado não condiz com a nossa essência. Além disto, através das nossas escolhas, desenvolvemos critérios éticos que nos permitem ponderar entre a plena realização dos nossos próprios desejos e os limites do respeito ao espaço alheio. Mas o medo de ser “punido”, rejeitado, marginalizado, tem levado as pessoas a dúvidas insolúveis, eternas, daquelas em que você se vê indo e voltando de um ponto ao outro, inúmeras vezes, até mesmo ao longo de anos e anos. E por que tamanha dúvida? Porque você se sente em dívida com o seu passado! Isto mesmo, você se vê dividido entre ser você mesmo e se arriscar, se aventurar e ter a chance de se fazer feliz e, por outro lado, o vem à tona o medo de discordar da maioria das pessoas ao seu redor ou de sua origem matriarcal e patriarcal e se sentir desrespeitando os valores por eles transmitidos! Toda dúvida que não se soluciona é um sentimento de dívida, e para resolvê-la você precisa romper com a fonte de seus medos, você precisa renunciar! A renúncia significa abrir mão de algo, conscientemente, para abraçar outra coisa inteiramente! É a libertação de uma fase imatura de sua vida para assumir a atual fase, onde você deseja que seu guia seja o seu coração e não os seus condicionamentos.

 A dúvida prolongada é a maior fonte do sofrimento humano, pois representa os seus piores sentimentos, tais como o medo de errar, a culpa por divergir da educação que lhe foi dada e cobrada pelos pais, a impotência pela baixa autoestima adquirida e que te faz dividido entre o sonho de ser você mesmo e conquistar os seus objetivos de alma e as inúmeras vezes em que você foi criticado e “aconselhado” a ser grato pelo “pássaro que tinha na mão, para não chorar pelos dois que estariam voando”! Portanto, se quer ser feliz, ainda que faça algumas escolhas acertadas e outras equivocadas, decida rapidamente! E para isto “pense com o coração”! Se usar somente a razão, irá ponderar somente sobre os riscos e vai adiar, mais uma vez, a decisão. Aliás, a palavra ‘decisão’ se origina na raiz latina CAEDERE, que significa ‘cortar’, ou seja, é necessário que façamos uma ‘cisão’ em relação aos medos! Decidir é cortar o passado definitivamente de sua vida, e se arriscar ao novo! Se der certo, ótimo, e se não der faça uma nova escolha, você tem este direito e merece novas oportunidades, mas não se detenha no meio fio da vida, não fique perdendo energia para o passado, como se você fosse um devedor! Absolva-se desta dívida irreal, perdoe-se, pois é esta ilusão que te prende e o impede de ser grande, de ser um ‘indivíduo’ íntegro, ou como o significado da palavra nos ensina, ‘indivíduo’ é aquele que não se divide em dois, entre o passado e o presente, é o ser unificado!

Enfim, nunca se demore em uma dúvida, pois senão, sempre haverá quem decida por você se aproveitando de sua energia e acabe por lhe cobrar uma dívida inexistente! Coloque sua vida em suas próprias mãos, ou melhor, em seu coração!

BAÇO, PÂNCREAS E A TRISTEZA


Pra  quem não sabe Pâncreas é responsável pela produção da Insulina, que por sua vez regula a Diabetes, portanto, quando o Pâncreas não está funcionando direito o Risco do Surgimento do Diabetes é Maior. 

Não sei se você já ouviu está expressão, mas dizem que a Diabetes é a Doença de quem está triste, sem motivação para viver. E faz sentido, se pararmos pra pensar que nos dá energia é o Carboidrato. E o que exatamente a ocorre quando a pessoa Adquire a Diabetes? A metabolização (ou seja, a digestão) dos carboidratos é prejudicada e a pessoa tende a ficar mais cansada, com menos pique para fazer suas atividades. 

E ai ocorre um ciclo: 

Tristeza --> Prejuízo no Pâncreas --> Falta de disposição --> Mais tristeza --> Prejuízo no Pâncreas --> e assim consecutivamente. 

Como todas as glândulas, o pâncreas depende das condições emocionais e psicológicas da pessoa, fatores responsáveis por seu bom ou mau funcionamento. A disposição do indivíduo em aceitar com doçura as coisas que ocorrem em seu meio é a condição básica para um perfeito funcionamento do pâncreas. O ser que se desencantou com tudo à sua volta vive hoje numa recusa em acatar atitudes e fatos, permanecendo indiferente ao que estejam fazendo. Essa perda de vitalidade se reflete na dificuldade de assimilação do Carboidrato pelo organismo.

A carência de carboidratos resulta em perda de vitalidade física, expressando a falta de motivação para agir diante das contrariedades. Essa pessoa passa a ver a vida com acentuada desconfiança, pessimismo e amargura, chegando a perder a própria alegria de viver, como veremos mais adiante, na diabetes. Esse estado em que se encontra termina por reduzir a secreção pancreática. Essa insuficiência também é decorrente das críticas guardadas para si e nunca externadas.

Como Se prevenir e Melhorar o Funcionamento do Pâncreas:
Como vimos até aqui, absorver alegremente os acontecimentos de nosso meio constitui-se em fator fundamental para um perfeito funcionamento do pâncreas. Para que isso ocorra, o humor passa a ser ferramenta de base para se tirar proveito de situações contrárias.

Encarar os desafios com alegria favorece um maior fluxo de vida, suavizando complicações do dia-a-dia. Aquele que não se permite contagiar pelo negativismo ou derrotismo dos que o cercam retira sempre o melhor que a vida pode lhe proporcionar.
O otimismo, enfim, regula a função metabólica do pâncreas, resultando em saúde e vitalidade física. Ao contrário, o pessimismo é o "pivô" da redução nas funções pancreáticas.

E em relação a Alimentação?
Como já disse aqui várias vezes, uma alimentação equilibrada, rica em alimentos integrais, verduras, legumes, frutas, grãos, e Água é Fundamental. Sempre de forma equilíbrada, não adianta comer tudo de uma vez, não é mesmo?!

Na medicina chinesa, existem um foco nos alimentos que ajudam a Tonificar este orgão, estes alimentos são:
Abóbora,
Açúcar mascavo,
Alho,
Amendoim, 
Berinjela,
Canela em pau,
Castanhas,
Cenoura,
Cravo,
Figo,
Gengibre,
Inhame,
Manjericão,
Mel,
Noz moscada,
Pepino,
Anis estrelado,
Uva e vagem

Destes gostaria de destacar a Canela, que na Nutrição Funcional estudos já demonstraram que ela é uma aliada a redução da diminuição da absorção do Açúcar, ou seja é aliada a Diabetes, desta forma podemos associar a Nutrição Funcional à Medicina Chinesa.
gengibre, novamente na Nutrição Funcional relacionamos o gengibre a um equilíbrio no Processo Digestivo e a uma melhora geral do Corpo Humano, principalmente em relação a metabolização e absorção de nutrientes, portanto podemos Relacioná-lo a uma melhora da Diabetes também!
E o alho, um conhecidíssimo antioxidante, que quando consumido crú, reduz rio de doenças do coração, assim como a Diabetes!
O que eu acho mais Bacana é Conseguir associar as 2 ciências da Saúde e perceber que sempre há alguma ligação entre elas!!!

OS RINS E O MEDO

No post anterior eu falei sobre o Figado e sua relação com a raiva. Desta vez decidi falar sobre outro órgão, o RIM.
O Rim pode ser fonte de grande desconforto para várias pessoas, e em minha prática clínica escuto diariamente reclamações em relação a dores nos Rins, "pedras nos rins", ou dificuldade na circulação (que também está associada ao Rim). Por isso este post será bem útil para muita gente. Se este é o seu caso, se prepare para o texto a seguir, pois esta bem Bacana, vamos comigo??

Na medicina chinesa o Rim está diretamente associado ao Medo. Os rins são o filtro das emoções em relação ao futuro.
As pessoas que se sentem inseguras quanto ao futuro e temem naufragar nas passagens da vida entregam-se a pensamentos tensos provocando dores agudas nos rins. Uma forma bem interessante de relacionar o Rim ao Medo é pensar nas pedras do Rim como pedras que você colocou em seu caminho. Muitas vezes o medo do futuro origina essas pedrinhas em seu Rim. Outra metáfora ótima é: "O medo do futuro, retido em seu coração, reterá também a água do seu corpo, que simboliza o fluxo da energia vital".
Bom, com esses exemplos ficou mais fácil de entender o que origina as dores no seu Rim, ou os problemas de circulação que você tem. Não é mesmo.
Como Diminuir Problemas Renais ou de Circulação?
Primeira atitude é identificar o Medo. Após identificá-lo tente entende-lo, veja o porque você está com medo. E finalmente tente reduzi-lo. Na prática você vai ver que ao compreender esse medo ele irá reduzir naturalmente. 
Práticas alimentares para o Rim:
A alimentação afeta bastante a saúde dos rins e é por isso que devemos ter uma ótima alimentação para termos rins saudáveis.
Como cuidar da saúde dos rins
Para podermos cuidar e manter nossos rins saudáveis é preciso ter um bom hábito alimentar e também praticar exercícios físicos.
Algumas dicas de como cuidar de nossos rins:
  • Controle seu peso e as calorias que ingere;
  • Façam exercícios físicos regulares;
  • Coma bastante frutas e vegetais.
Agora que tal falarmos sobre alguns alimentos que fazem muito bem para a saúde e perfeita função dos rins?

Vitamina K
Alimentos ricos em vitamina K evitam o aparecimento de pedra nos rins ou cálculos renais.
Podemos citar alguns desses alimentos que possuem vitamina K e ajudam no bom funcionamento dos rins.
  • Limão;
  • Brócolis;
  • Boldo;
  • Espinafre;
  • Couve- flor;
  • Alface escura;
  • Erva doce.
  • Salsão ou Aipo;
  • Salsa.
Omega 3
Alimentos que possuem Omega 3 também previnem doenças renais em nosso organismo.
  • Peixe de água fria;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Gergelim;
  • Semente de linhaça.
  • Óleo de Oliva
Água
Consumir bastante água é muito importante para a saúde dos rins e também controlar a temperatura de nosso corpo.
Além disso, apenas ingerir mais vegetais e alimentos integrais já previne doenças renais, uma boa alimentação previne quaisquer doenças renais e mantém o bom funcionamento dos rins.


A RAIVA E O FÍGADO


A medicina chinesa sempre associa as Doenças, dores, desconfortos corporais a sintomas emocionais. E vamos combinar, se pararmos para pensar as emoções abrem portas para as dores de nosso corpo. Não é mesmo?!
Um exemplo clássico é a Dor de Estômago: Quando estamos estressados o estômago começa a reclamar, ele diz: Tô aqui cheio de ácido! Você não está vendo não? Esse estresses está começando a me machucar! Que tal respirar um pouco e dar uma relaxada?!

Um outro sintoma que acho bem relevante mas não tão claro quanto o estômago é o Fígado,também na medicina chinesa há uma relação direta do Fígado à Raiva. 

Para me ajudar neste Texto vou redigir um Trecho de um livro da Musa Sonia Hirsch:
"Paciência  é um santo remédio, cultivá-la pode trazer a mais secreta das grandes recompensas. Contra a raiva, por exemplo. O Budismo aponta a raiva como o suprassumo da ignorância, a pior ação que um ser humano pode cometer contra si mesmo. Ué, mas a raiva não é dirigida ao outro? É. Mas quem sente? Nós mesmos!! O outro pode não estar nem aí - e a gente põe aquela cara horrorosa, a expressão terrível, pensando as piores coisas, nos envenenando por dentro. A raiva não resolve NADA. Só gera mais negatividade. Segundo o Budismo, destrói todos os méritos acumulados por ações positivas."

"É ai que, passo a passo entra a paciência. Primeiro a gente se da conta de que teve um ataque de raiva, e trata de se acalmar. Na vez seguinte vai se dar conta enquanto está tendo o ataque e ela perde a força, e assim consecutivamente. 
E está é uma forma de aprender a lidar com a raiva e diminui-la. E também a diminuir os problemas do fígado!
Entenda um pouco como a raiva está associada ao fígado e como tratá-la com hábitos saudáveis:
Pessoas com facilidade para sentir raiva tendem a ter o fígado mais sensível. Entre diversas funções, o fígado é uma espécie de filtro do sangue e das toxinas que ingerimos. Esse órgão prejudicado pela raiva em excesso e por uma alimentação indevida tende a funcionar mal, permitindo que a pessoa se intoxique mais facilmente e, inclusive, acumule toxinas no próprio fígado.
Existem várias formas de auxiliar o funcionamento do fígado e desintoxicá-lo, mas de nada adianta usá-las sem antes reequilibrar a energia poderosa, desperdiçada quando transformada em raiva, sentimento experimentado por muitas pessoas com esse órgão sobrecarregado. É preciso mudar os hábitos alimentares e emocionais para ir na raiz do problema. 


Na prática,

- Sucos verdes, que misturam frutas com folhas escuras também auxiliam na desintoxicação geral e podem auxiliar no funcionamento do fígado. E ainda, se nada ajudar, um suquinho de maracujá sempre ajuda!!
 Suco restaurador do fígado, de Conceição Trucom
1 beterraba pequena, 3 maças sem semente, folha fresca de boldo, suco fresco de 1 limão. Bata no liquidificador, coe e beba.